quarta-feira, 29 de março de 2023

Semana da Leitura: Poisson d’avril (Dia das Mentiras): turmas de Francês do AGEVC

Por que razão em França se fazem piadas e por que dizemos “enganados” no dia 1 de abril?
Existem várias versões e explicações relacionadas com a origem desta tradição. Vamos resumir algumas delas. 1) Dizem que até 1564, o ano civil começava a um de abril. Nesse ano, o rei Carlos IX decidiu mudar o calendário para começar o ano no dia um de janeiro. O novo calendário trouxe algumas confusões, uma vez que muitos cidadãos desconheciam que a data tinha mudado, o que os levou a trocar presentes e a desejar “Feliz ano novo” aos seus entes familiares e amigos no dia um de abril. Para troçar deles, os mais “informados” ofereceram-lhes presentes um tanto “especiais” com o intuito de lhes pregar partidas, brincando, desta forma, com a sua ingenuidade. Dizem que, a partir desse dia, todos os anos, no dia um de abril, todos, grandes e pequenos, adquiriram o hábito de fazer piadas e brincadeiras.
2) No início de abril, na França, a pesca era proibida por ser o período de reprodução dos peixes. Alguns cidadãos tiveram a ideia de brincar com os pescadores, oferecendo-lhes peixes falsos. Ao fazê-lo, eles gritavam “Poisson d’avril!”.
3) Diz-se que o peixe em abril era um símbolo da Quaresma, um período em que era proibido comer carne. Para brincar, algumas pessoas ofereciam peixes falsos às suas “vítimas”.
Explicações e versões à parte, o certo é que, nesse dia, as escolas francesas são invadidas de peixinhos coloridos e até os professores entram no jogo. A ideia é de colocar a figura de um peixe nas costas dos mais distraídos, como uma frase menos simpática, enquanto a "vítima", sem suspeitar de nada, tem de descobrir que foi alvo de brincadeira.