segunda-feira, 20 de março de 2023

FAQS: respondemos às tuas questões sobre a biblioteca Escolar do AGEVC

Esta etiqueta foi criada com o intuito de responder às questões que tiveres sobre a biblioteca.
Se não encontrares aqui as respostas que pretendes, dirige-te à biblioteca ou envia um email para biblioteca@agevc.pt colocando as tuas dúvidas. Prometemos que respondemos o mais rápido possível.
1. Quem pode utilizar as bibliotecas do AGEVC?
O acesso à biblioteca, à leitura e consulta do seu fundo bibliográfico e documental é aberto e gratuito a todos os membros da comunidade.
2. Qual o horário das bibliotecas do AGEVC?
A biblioteca escolar da Escola Secundária de Vouzela está aberta ininterruptamente das 08:30h às 17:00h, de segunda a sexta-feira. A biblioteca escolar da Escola Básica de Campia está, habitualmente, aberta das 09:00h ao 12:00h e das 14:00h às 17:25h.
3. Que tipo de apoio é disponibilizado pela biblioteca? A biblioteca apoia o funcionamento das atividades curriculares e formativas:
- Promovendo o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media;
- Disponibilizando espaços, recursos e ferramentas de apoio às atividades letivas;
- Prestando apoio na utilização de recursos e ferramentas digitais;
- Orientando a pesquisa de informação e a seleção de recursos;
- Dinamizando atividades e projetos que promovam o desenvolvimento de competências diversificadas, contribuindo para a consecução do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
4. O que é o Serviço de Empréstimo Domiciliário? Serviço que faculta o empréstimo de determinado número de documentos para fora do espaço físico da biblioteca. Este serviço engloba as requisições, devoluções e renovações. O prazo para empréstimo domiciliário é de 15 dias, mas pode ser renovado de acordo com o estipulado no Regulamento da Biblioteca.
5. Em que horário é possível fazer requisições? As requisições podem ser efetuadas durante todo o período de funcionamento da biblioteca.
6. Podem requisitar-se filmes?
Sim, podem.
7. Quais as consequências no atraso na devolução de documentos? O utilizador não poderá fazer nova requisição sem entregar o documento em falta.
8. Como fazer para renovar uma requisição?
As renovações podem ser solicitadas presencialmente, por telefone ou por e-mail, indicando o nome dos documentos e os dados de utilizador.
9. Quantas renovações se podem fazer?
Podem-se fazer duas renovações consecutivas, desde que os documentos não estejam a ser solicitados por nenhum outro utilizador.
10. Podem-se fazer reservas de documentos?
Não.
11. O que fazer se perder ou deteriorar um documento?
Deve-se, de imediato, informar a biblioteca. O teu encarregado de educação deverá adquirir e entregar um documento igual ou, se a edição for descontinuada, similar ao perdido ou danificado.
12. Posso requisitar documentos existentes noutras bibliotecas do agrupamento ou na biblioteca municipal? Como procedo?
Podes. Deves fazer esse pedido no balcão de atendimento.
13. A biblioteca disponibiliza serviços online?
Não. A biblioteca não possui ainda catálogo online. Brevemente, haverá um catálogo concelhio.
14. As bibliotecas do Agrupamento possuem redes sociais?
Sim. Os links estão disponibilizados no canto superior direito deste blogue.
15. Não encontro nestas FAQS a resposta à minha dúvida. O que posso fazer?
Dirige-te à biblioteca, utiliza o formulário de contacto disponível neste blogue ou envia um email para biblioteca@agevc.pt colocando a tua questão.