quinta-feira, 26 de maio de 2022

Comemoração do Dia do Autor Português - 25 de maio - 7.ºAC

O Dia do Autor Português comemora-se anualmente a 22 de maio. Foi com o propósito de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade que se criou esta data em 1982. Este dia assinala igualmente o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores.
Com o intuito de incutir nos alunos atitudes e comportamentos adequados relativos ao respeito pelos Direitos de Autor e de lhes dar a conhecer alguns vultos do panorama cultural nacional, a professora de Português do 7.ºAC, em articulação com a Biblioteca Escolar, promoveu um encontro online com a escritora Lúcia Morgado. A autora, num discurso acessível e esclarecedor, aludiu à importância de se respeitar os Direitos de Autor, apresentou alguns autores famosos de diferentes quadrantes culturais, salientou a necessidade de se fazer referência às fontes consultadas, sugeriu um sítio de apoio à realização de trabalhos escolares e terminou com uma breve apresentação dos seus livros (Uma mão-cheia de histórias, Um livro feliz e Mariana a menina que sonha acordada). A seguir, os alunos foram convidados a fazer uma viagem pela Educação Literária do 7.ºano através de um quiz ( https://quizizz.com/join/game/U2FsdGVkX19A29xfqlgCIE2uIvfbuingmRYckK67xHmFEldce8BCrj11cTvitwN4?gameType=solo ). Os discentes responderam a 50 perguntas de escolha múltipla relacionadas com as obras “O Cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, “Mestre Finezas”, de Manuel da Fonseca, “Avó e neto contra vento e areia”, de Teolinda Gersão, e “Leandro, Rei da Helíria”, de Alice Vieira. A esmagadora maioria obteve resultados muito positivos. Parabéns!
No final, cada aluno recebeu uma fatia de um delicioso bolo de chocolate, feito pela dona Lurdes, alusivo ao Dia do Autor Português. Agradecimento aos nossos assistentes operacionais dona Zinha, dona Lurdes e Pedro Tavares pela preparação do espaço, apoio técnico, montagem da exposição “Dia do Autor Português” e elaboração do bolo alusivo à comemoração desta efeméride.