segunda-feira, 1 de junho de 2026

HORA DO CONTO NO 1.º CICLO DA ESCOLA BÁSICA DE CAMPIA

No dia 27 de maio, pelas 14h 30min, na Escola Básica de Campia, decorreu a última sessão da Hora do Conto, deste ano letivo, atividade desenvolvida pela equipa da Biblioteca Escolar. Nesta sessão, foram convidados os encarregados de educação a participarem, procurando que estes interajam com a escola e se sintam mais próximos através da Biblioteca Escolar.

Em Campia, esta sessão foi dinamizada por uma encarregada de educação (mãe), Ana Rodrigues, juntamente com um familiar próximo (avô). Toda a dinâmica foi muito bem conseguida e a história contada, O lobo que não gostava de ler, muito ajustada ao contexto.  Os poemas do avô Graciano (com 93 anos) foram muito motivadores e bem compreendidos, levando os alunos a colocarem questões muito pertinentes e a proferirem expressões como “O seu computador é como o meu!” e nas quadras sobre as profissões, acrescentarem outras.

As crianças revelaram espontaneidade, mantiveram a atenção visual e auditiva, conseguiram compreender a mensagem, participaram de forma oportuna, empenhada e respeituosa.  Expressaram emoções, riram, mostraram curiosidade e entusiasmo e realizaram aprendizagens.

Salienta-se a importância de se desenvolverem atividades intergeracionais como esta, um exemplo de partilha de experiências, de promoção de aprendizagens e de troca de saberes. Estas dinâmicas fortalecem os laços sociais e estimulam o bem estar entre gerações.

               Foi um momento muito especial de ligação entre a família e a escola.