terça-feira, 27 de janeiro de 2026

SUPERCHARGED BY AI

Literacia informacional e mediática:

Workshop “Deeply harmful: profundamente nocivo”

     Nos dias 9 e 12 de janeiro, os alunos do 10.º ano participaram no workshop intitulado “Deeply harmful: profundamente nocivo” – uma atividade no âmbito da literacia informacional e mediática dinamizada pela Biblioteca Escolar e pela Equipa de Desenvolvimento Digital (no âmbito do PADDE).

     Nestas sessões formativas, os alunos refletiram sobre diferentes exemplos de deepfakes (de inofensivos a prejudiciais), definiram os tipos comuns de assédio online, refletiram sobre o impacto que esse assédio tem nas vítimas e identificaram possíveis respostas ao assédio online.

     A ação está ancorada no projeto “Supercharged by AI: Synthetic and out of control”, um projeto internacional liderado pelo Tactical Technology Collective, Politecnico Di Milano e a Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA), em que a Rede de Bibliotecas Escolares se integrou e que procura explorar os efeitos da Inteligência Artificial (IA) nas nossas vidas online, promovendo a literacia mediática e digital junto dos alunos.