segunda-feira, 22 de maio de 2023

Workshop "Pais Digitais - pela parentalidade digital positiva"

No dia 19 de maio, realizou-se, entre as 18:00h e as 20:00h, no Auditório 25 de Abril, o workshop "Pais Digitais - pela parentalidade digital positiva", dinamizado por Tito de Morais e Cristiane Miranda, no âmbito do projeto "Agarrados à Net", destinado aos Encarregados de Educação dos dois Agrupamentos de Escolas do concelho de Vouzela.
Nesta sessão, apesar da pertinência do tema, estiveram presentes apenas 17 pessoas, entre as quais os presidentes das duas Associações de Pais. Entre diálogo e questionário online (Kahoot), foram sendo esclarecidas algumas problemáticas e foram dadas algumas sugestões para uma “parentalidade digital positiva”.
De relembrar que este workshop teve por objetivos identificar os principais benefícios e oportunidades das tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens, conhecer as 5 principais categorias de risco online (os 5 C’s) a que crianças e jovens, mas também adultos, podem estar expostos online, compreender o desenvolvimento do cérebro humano e a sua importância na utilização dos ecrãs, saber aplicar os princípios para uma parentalidade digital positiva.
Esta iniciativa resultou de uma articulação entre a Biblioteca Escolar e o Grupo de Informática e contou com o apoio financeiro das Associações de Pais dos dois agrupamentos de Escolas do Concelho: Agrupamento de Escolas de Vouzela e Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia. Agradecimento especial à autarquia que disponibilizou o Auditório 25 de Abril, recursos e equipamentos para a realização desta iniciativa, à loja “Cabaz de Sabores” que ofereceu lembranças a cada um dos dinamizadores deste Workshop, aos nossos assistentes operacionais das Bibliotecas Escolares que, como sempre, entre outras tarefas, se responsabilizaram pela decoração do espaço.