segunda-feira, 24 de abril de 2023

Encontro com o artista plástico Xico Gaivota

Na passada sexta-feira, 21 de abril, realizou-se o encontro com o artista plástico Xico Gaivota, destinado aos alunos do 2.º ciclo do AE de Vouzela e do 7.º ano do AGEVC, envolvendo 201 crianças e jovens do concelho.
Ricardo Ramos, mais precisamente “Xico Gaivota”, é um artista plástico ambientalista que, do lixo que recolhe das praias, faz arte, sendo, por isso, reconhecido pelas suas intervenções para a consciencialização e sensibilização global sobre o lixo existente no mar. Há vários anos que percorre quilómetros pelas praias nacionais, de norte a sul, recolhendo plásticos e outros materiais, que se tornam na matéria-prima para as suas criações originais, onde a temática dos animais marinhos é constante.
Num dia fantástico, marcado pela ideia de sustentabilidade, consciência ambiental e muita criatividade, os alunos construíram as suas próprias peças com fragmentos de lixo não manipulados e sem o uso de quaisquer colas ou tintas durante a sua produção, bastando apenas um pequeno pedaço de bostick para as unir.
Ao longo do dia, a realização de cinco workshops, três na Escola Básica e dois na Escola Secundária de Vouzela, permitiram não só desvendar os diversos interesses e motivações deste artista numa breve apresentação teórica que encetou cada um deles, como também percecionar a técnica utilizada que girou em torno de um “puzzle criativo”, cujas peças , detritos multicolores com formas, materiais e texturas muito diversificadas, num redopiar de “construção” e posterior “desmontagem” no final de cada uma das sessões, nas mãos dos nossos jovens, fizeram brotar “esculturas” carregadas de imaginação e de cor.
Agradecimentos ao Município de Vouzela que suportou financeiramente, no âmbito do Projeto de Promoção de Sucesso Educativa, os honorários do artista plástico, ao restaurante “Tasquinha de Lafões” que lhe ofereceu o um requintado e delicioso almoço e ao “Café Central” que lhe ofertou de uma caixa de pastéis.
A dinamizadora,
Ivone Ramos