domingo, 22 de janeiro de 2023

Francisco Manso: alguns dados biográficos e obra

Francisco Manso nasceu em Lisboa,28 de novembro de 1949. Realizador com uma longa e produtiva carreira iniciada na década de 70, Francisco Manso conta com um vasto currículo que inclui várias produções premiadas internacionalmente. Além de curtas e longas-metragens realizadas para cinema e televisão na área da ficção, é, sobretudo, uma figura incontornável no panorama do cinema documental português.
A sua obra é marcada pelo documentário de carácter social,antropológico ou etnográfico, por um lado, e também por produções dedicadas a episódios marcantes da história recente de Portugal e a figuras, movimentos e correntes de relevo da cultura lusófona. Um desses episódios marcantes da nossa história e que faz jus a uma figura incontornável , está retratado no filme "O Cônsul de Bordéus"(2011), co-realizado com João Correa, que narra a vida de Aristides de Sousa Mendes, nascido em Cabanas de Viriato,distrito de Viseu, que durante a 2ª Guerra, contrariando ordens expressas de Salazar, salvou milhares de judeus que fugiam dos nazis a conceder-lhes vistos em Bordéus,onde era cônsul.
Presentemente, está a passar, na RTP, a série "Abandonados", baseada em factos reais, ocorridos em Timor durante a II Guerra Mundial, com a invasão do Japão. Nesta série é igualmente retratada outra figura extraordinária, general Mário Lemos Pires, outro ilustre filho do distrito de Viseu (Lamego).
Links de algumas das suas obras (disponíveis no RTP Ensina (https://ensina.rtp.pt), RTP Arquivos (arquivos rtp.pt) e Youtube):