terça-feira, 22 de janeiro de 2019

1.ª sessão de "Leituras Cruzadas" na EPE

Em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vouzela, no âmbito do projeto “Ler+ Ser+ > Cidadania”, integrado no subtema “Leituras Cruzadas”, realizou-se uma oficina de luz negra, na qual foram exploradas técnicas experimentais (cor dos olhos, reflexo da luz, cor da roupa). Nesta atividade foi visível a observação da presença da quinina na água tónica e outras substâncias com propriedades fluorescentes presentes em diversos materiais (clorofila, marcadores, tintas, lãs, cartões e tecidos) e exploração do seu brilho quando exposta à luz negra.
Estas experiências, descobertas, vivências e observações ajudam as crianças a perceber a importância dos nossos sentidos, promovendo, desta forma, o interesse pelas ciências experimentais.
Para além destas experiências, os grupos visualizaram uma pequena apresentação multimédia com imagens alusivas aos tipos de luz natural e puderam ainda colar e pintar com substâncias fluorescentes. Para finalizar a oficina as crianças experimentaram face painting néon e puderam constatar as suas propriedades fluorescentes.
Esta atividade, dinamizada pela educadora Sandra Araújo, destinou-se a dois grupos de crianças da EPE do AE de Vouzela.