terça-feira, 22 de maio de 2018

Concurso Nacional de Leitura: Fase Intermunicipal

Penalva do Castelo recebeu ontem, dia 21 de maio, a prova intermunicipal do Concurso Nacional de leitura 2017/2018.
As várias etapas deste evento cultural ocorreram na Biblioteca Municipal e na Casa da Ínsua, entre as 12:00h e as 17:00h.
Nesta fase foram apurados os três finalistas por ciclo de ensino que representarão a região na final nacional do Concurso Nacional de Leitura.
Esta fase foi constituída por uma prova escrita e por uma prova oral/de palco, na qual participaram alunos de todos os ciclos de ensino e provenientes de todos os municípios que compõem a CIM Viseu Dão Lafões (Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela).
Através desta prova intermunicipal, que tem como principal objetivo estimular o gosto pela leitura nas gerações mais novas, foram encontrados os representantes, de cada um dos ciclos de ensino, que irão representar a região na fase nacional, tendo o concelho de Vouzela obtido dois lugares no pódio: no 1.ºCiclo, a Isabel Quelhas obteve um honroso 3.º lugar e, no 2.º Ciclo, o André Almeida obteve o 2.º lugar e, por esse motivo, passou à fase nacional.
Parabenizamos os nossos quatro magníficos que tão bem souberam defender a imagem dos Agrupamentos do concelho de Vouzela.
Convém, por fim, salientar que o Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), e constitui o maior evento de promoção da leitura dirigido aos estudantes portugueses, integrando, nesta 12.ª edição, e pela primeira vez, alunos de todos os ciclos de ensino e envolvendo escolas e bibliotecas públicas de todo o país.