quarta-feira, 26 de março de 2014

FRIDA KAHLO

FRIDA KAHLO foi uma pintora mexicana nascida nos arredores da Cidade do México a 6 de Julho de 1907 na já famosa e arrebatadora La Casa Azul. Considerada pintora surrealista, corrente estética que recusara publicamente dizendo: «eu não pinto sonhos».
O seu trabalho reúne um vasto espólio onde encontramos desde inquietantes a ousadas expressões atravessadas por cores em que o caos parece ser o único ponto de equilíbrio conseguindo criar uma atmosfera intensa, onde o tema normalmente surge desenhado na primeira pessoa onde a definição das imagens ultrapassa o surrealismo sem nunca o abandonar, procurando traduzir a realidade do consciente e subconsciente onde a fuga e a guarda se encontram num absurdo pleno de intencionalidade que escapa à razão. Frida, abraçou a pintura após um violento acidente de viação aos dezoito anos, arte que, anteriormente ao acidente, dizia não se reconhecer.
A sua obra tem influenciado gerações de artistas das mais variadas áreas um pouco por todo o mundo, até aos dias de hoje. O seu percurso confundiu-se com a sua própria existência. A sua carreira viria a ser consagrada, e homenageada em vários países do mundo. Há um mundo contemporâneo, humano, coberto de intensidade a descobrir na obra de Frida Kahlo.