quarta-feira, 7 de outubro de 2020

MIBE: Dia Mundial do Polvo - 8 de outubro

Sabias que no dia 8 de outubro se comemora o Dia Mundial do Polvo?
Vamos saber um pouco mais acerca deste molusco marinho:
Com mais de 300 milhões de anos, os polvos são das espécies mais antigas, precedendo os dinossauros. São constituídos por 90% de músculos e como não possuem ossos eles podem caber em espaços do tamanho de uma moeda. Eles podem ainda mudar de cor e de textura de pele rapidamente.
Um polvo tem cerca de 500 milhões de neurónios no cérebro e nos tentáculos, tem três corações e sangue azul, existindo 300 espécies de polvos reconhecidas. Todas as espécies são venenosas, mas apenas uma é perigosa ao homem: o polvo de anéis azuis, responsável por duas mortes.
Uma fêmea pode colocar 100 mil ovos e ter 280 ventosas em cada tentáculo.
Cerca de 50 mil toneladas de polvos são pescadas todos os anos, não sabendo os cientistas quantos polvos existem ainda nos oceanos.
Apresenta uma distribuição mundial, existindo em regiões tropicais, subtropicais e temperadas, sendo abundante no Mediterrâneo, no Oceano Atlântico Oriental e no Japão. Pode ser encontrado junto à costa ou a profundidades de 100-150m. Esta espécie é um importante recurso para as comunidades piscatórias, sendo um alimento muito apreciado pelo consumidor. O ciclo de vida do polvo é influenciado pela temperatura da água, podendo viver entre 12 a 24 meses. As fêmeas tomam conta da sua descendência, limpando e oxigenando os ovos. Durante este período a fêmea não se alimenta perdendo cerca de 30% do seu peso, o que conduz normalmente à morte após a eclosão dos descendentes.
A sua capacidade de se camuflar no meio ambiente e a agilidade com que se move são características que o tornam uma espécie muito popular.