quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023
La Chandeleur: EB de Campia
No dia 2 de fevereiro, A EB de Campia esteve em festa para comemorar, como manda a tradição francesa, a “Chandeleur”.
Conhecida em Portugal como o “Dia da Nossa Senhora das Candeias”, esta festividade ocorre, exatamente, quarenta dias após o Natal, marcando, assim, o fim das festas natalícias e dos dias sombrios de inverno e evocando o regresso da primavera e da luz. A simbologia está associada ao crepe, que, pela sua forma circular e cor dourada, representa o sol e o ciclo da vida.
A atividade decorreu na Biblioteca Escolar num clima ameno e descontraído. Os alunos, do 1.º ciclo ao 9.º ano, acompanhados pelos respetivos professores aprenderam algumas curiosidades sobre esta efeméride, viram e comentaram a curta-metragem “La Migration des Bigoudenn” e degustaram um crepe, recheado com Nutella, compota ou com açúcar e canela.
Os alunos do 8.º AC, única turma de Francês na EB de Campia, foram os anfitriões desta iniciativa e cumpriram tarefas a duas línguas (Francês e Português): quatro alunas percorreram a escola e entregaram a receita clássica dos crepes, dois alunos fizeram a apresentação da “Chandeleur” aos colegas dos 2.º e 3.º ciclos, dois apresentaram a curta metragem ao mesmo público, dois estiveram na sala dos professores a mostrar e a revelar os ingredientes das iguarias francesas que ali se encontravam (Quiche Lorraine, tarte de salmão, crepes e macarrons) para serem saboreadas pelos docentes e funcionários da escola, e quatro alunos rechearam e entregaram os crepes aos alunos das turmas convidadas.