quinta-feira, 21 de março de 2024

Encontro com Domingos Amaral

Os alunos do ensino secundário estiveram no passado dia 20, na Biblioteca da Escola Secundária de Vouzela, para desfrutarem de um Encontro com Domingos Amaral, iniciativa realizada com o apoio da Leya.
Após a apresentação, feita pela professora bibliotecária, Domingos Amaral partilhou com os alunos aspetos relacionados com a sua faceta de escritor, debruçando-se, essencialmente, sobre o romance histórico Enquanto Salazar Dormia, o processo de construção romanesca, a criação das personagens e a sua relação com as mesmas, simultaneamente distanciada e próxima, a pesquisa realizada, a escolha dos temas e dos contextos históricos abordados nos romances ( Enquanto Salazar Dormia e Quando Lisboa Tremeu) e de algumas estratégias utilizadas para retirar da trama personagens menos interessantes, como, por exemplo, Carminho , uma das personagens do romance histórico Enquanto Salazar Dormia ou, pelo contrário, criar personagens com caráter forte e resiliente, como, por exemplo, a personagem Rapaz de Quando Lisboa Tremeu. A forma emotiva como falou de cada uma delas, deixou o auditório sensibilizado e curioso para a leitura dos seus livros. Num segundo momento, o escritor respondeu a questões que lhe foram colocadas pelos alunos e pelos professores presentes.
Num terceiro momento, realizou-se, como é da praxe, a sessão de autógrafos.
Antes de ter deixado a nossa escola, o autor recebeu “um miminho” da parte da Direção e da Biblioteca Escolar: uma caixa de pastéis de Vouzela e um retrato do autor, pintado a aguarela pela professora Ivone Ramos.
De referir que, nas duas sessões realizadas, Domingos Amaral revelou ser um excelente comunicador, mesmo com o público mais exigente -o público juvenil -, e de ter sido capaz de manter a atenção e o interesse do seu auditório.
Agradecimentos: Direção, Autor e Leya, alunos, professores sem os quais qualquer iniciativa levada a cabo pela biblioteca não seria viável e, finalmente, à Dulce e à Ivone que, desde que que integraram a equipa da BE, têm abraçado todas as sugestões que lhes são propostas pela professora bibliotecária e à indispensável e incansável Anabela, sempre pronta a realizar todas as tarefas necessárias para que qualquer atividade da BE chegue “a bom porto”.