A leitura constitui uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva da criança, contribuindo fortemente para o sucesso escolar. Assim, todos os intervenientes implicados no processo educativo da criança devem assumir o papel de “contadores de histórias”, quando esta não tem ainda capacidade de leitura autónoma, apelando concomitantemente à sua imaginação através da história e estimulando-lhe a curiosidade.
É nesta base que, no 1.º ano do ensino básico, assenta esta atividade que pretende o desenvolvimento de competências pré- leitoras das crianças, estimulando os pais a envolverem-se no processo de incrementação do gosto pela história e pelo livro. Este exercício familiar conjunto é de extrema importância para as aprendizagens futuras, para o sucesso académico e para a edificação da criança enquanto pessoa.
As crianças do 2.º ao 4.º ano de escolaridade, que tenham contacto com o livro e com a leitura, conseguem mais facilmente produzir um discurso organizado, marcado por indicadores temporais e sequenciais. Nestas idades, criar hábitos de leitura é mais aliciante, uma vez que as imagens, as páginas, as histórias e a criatividade fazem com que a imaginação seja o limite e queiram conhecer mais e mais: “Mergulhá-los nesses banhos de palavras, de imagens e de livros que lhes permitirão ter a capacidade de se compreenderem a si próprios bem como a de aceitarem os outros nas suas diferenças e fragilidades, por outras palavras, de se tornarem verdadeiramente humanos”(Riscado, L.). É neste contexto que “Leva-me contigo” se enquadra.
Este projeto, dinamizado no âmbito do projeto "Ler+ Ser+> Cidadania", implica a deslocação da Professora Bibliotecária (ou terá a ajuda da professora titular de turma) às salas das escolas do 1.º CEB de Viladra e de Cambra, levando consigo os livros para as crianças os levarem para casa, para o “lerem” com os seus pais (1.º ano) ou de forma autónoma (2.º ao 4.º ano).