No âmbito do projeto “Ler+ Ser+ > Cidadania”, os alunos do 9º ano da Escola Secundária de Vouzela assistiram ao filme “A vida é bela” do realizador Roberto Begnini. A opção por este filme foi fundamentada pela necessidade de articular conteúdos entre algumas das disciplinas do 9º ano nomeadamente História (temática da II Guerra Mundial) e Cidadania (Direitos Humanos, Xenofobia, Racismo) e a Biblioteca Escolar. Uma outra razão, não menos importante prendeu-se com a forma como esta obra trata um tema pesado e muito intenso, com um novo olhar sem, no entanto, negar a tragédia e o horror que fizeram parte de um dos momentos mais negros da história: o Holocausto.
O seu final conjuga um final triste e feliz ao mesmo tempo que nos incute um sentimento de esperança: no meio do horror há sempre uma pequena réstia de esperança.
O visionamento deste filme articulou-se também co o Projeto Ciência Viva, no âmbito do qual foram efetuadas exposições e outros trabalhos de alunos alusivos à temática “Guerra e Sustentabilidade”.