A fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura decorreu, esta terça-feira, em Penalva do Castelo, contando com a participação de todos os alunos apurados na fase municipal, realizada nos agrupamentos de escolas que integram a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, entre os meses de novembro de 2022 e março de 2023.
Depois de uma calorosa receção na Biblioteca Municipal, os participantes, divididos por ciclos, dirigiram-se às zonas atribuídas a estes níveis de ensino para a resolução da Prova Escrita. Durante esse período, os professores usufruíram de uma visita guiada à Casa da Ínsua.
Por volta das 13:15h, foi oferecido um faustoso lanche-convívio num dos espaços exteriores deste Palacete Barroco do século XVIII.
Mais tarde, a Prova de Palco decorreu dentro do que era espectável, tendo uma aluna do 1.º CEB do Centro Escolar de Queirã, do Agrupamento de Escolas de Vouzela, obtido o terceiro lugar, ex-aequo, com duas alunas do mesmo ciclo de ensino pertencentes a outros agrupamentos de escolas.
Ainda que se tivesse verificado um fio condutor interessante e alguma animação no desenrolar da Prova de Palco, o momento apoteótico do espetáculo ocorreu com a brilhante e mágica participação de Olinda Beja que partilhou com a plateia a história contada e cantada de “Um Grão de Café” como é costume fazer-se em S. Tomé e Príncipe, o mesmo aconteceu com algumas quadras de António Aleixo.
Apresentados e premiados os vencedores da fase intermunicipal que meritoriamente passaram à fase nacional, que se realizará entre os dias 15 de maio e 3 de junho de 2023, seguiu-se, antes do regresso a casa, um pequeno lanche que encaixou um momento lúdico: um jogo de pares baseado em provérbios populares. Um aluno da Escola Básica de Campia ganhou um conjunto de livros, pois tinha a parte final de um dos provérbios anunciados.
Parabenizamos a elegância, a dinâmica, a simpatia e o profissionalismo de todos os envolvidos na organização e planeamento deste evento.
As Professoras Bibliotecárias,
Ana Braguês e Sofia Riquito