terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Encontro com o realizador Francisco Manso

No âmbito do projeto da Biblioteca Escolar “Ler+ Ser+ > Cidadania”, subtema Ler+ Artes, realizou-se, no dia 23 de janeiro, em articulação com os grupos disciplinares de História e de Filosofia, o encontro com o cineasta Francisco Manso, destinado aos alunos do 8.ºC, 9.º AC, 9.ºA, 9.ºB, 10.ºB, 11.ºB e 12.º B do AGEVC, no Cineteatro João Ribeiro.
Neste encontro, foi visionada a longa curta-metragem “O Cônsul de Bordéus”, realizada, em 2011, por Francisco Manso e João Corrêa, que retrata a coragem e a determinação de Aristides de Sousa Mendes que salvou milhares de judeus do extermínio nazi, concedendo-lhes vistos, tendo, inclusivamente, desafiado as ordens expressas do primeiro-ministro, Salazar, que, durante a Segunda Grande Guerra, desejou manter a neutralidade de Portugal. No final, o realizador conversou com a plateia, num ambiente muito informal, respondendo a questões bastante pertinentes sobre a temática e personagens do filme.
A equipa da BE agradece o envolvimento e o apoio da Direção do AGEVC e da autarquia de Vouzela na promoção e na realização deste evento. Agradece, igualmente, ao posto de turismo a visita guiada ao centro histórico da vila; a gentileza e disponibilidade da dra. Teresa, diretora do Museu Municipal, pela visita ao espaço; ao técnico da cineteatro, senhor Batista, pelo profissionalismo; aos professores e alunos presentes, sem os quais esta iniciativa não teria sido possível.