sábado, 8 de dezembro de 2018
Hora do conto: oficina da luz negra
Dia 3 e dia 6 de dezembro foi desenvolvida, na EB de Campia, uma oficina de luz negra, na qual foram exploradas técnicas experimentais (cor dos olhos, reflexo da luz, cor da roupa). Nesta atividade foi visível a observação da presença da quinina na água tónica e outras substâncias com propriedades fluorescentes presentes em diversos materiais (clorofila, marcadores, tintas, lãs, cartões e tecidos) e exploração do seu brilho quando exposta à luz negra.
Estas experiencias, descobertas, vivências e observações ajudam as crianças a perceber a importância dos nossos sentidos, promovendo, desta forma, o interesse pelas ciências experimentais.
Para além destas experiências, os grupos visualizaram uma pequena apresentação multimédia com imagens alusivas aos tipos de luz natural e puderam ainda colar e pintar com substâncias fluorescentes. Para finalizar a oficina as crianças experimentaram face painting néon e puderam constatar as suas propriedades fluorescentes.
Por fim, é de referir que nesta atividade participaram diversos grupos, sendo estes: os jardins de infância de todo o Agrupamento e os alunos do 1.º, 2.º e 4.ºanos de escolaridade de Campia.