A Santillana e a Fundação Manuel António da Mota, no âmbito do seu compromisso de investir na formação dos jovens, assumem também a sua responsabilidade na educação para a cidadania informada e consciente. O projeto “Património: Dar um Futuro ao Passado”, que promove a educação patrimonial para garantir a preservação do património e transmitir uma visão moderna, dinâmica e empreendedora do mesmo enquanto elemento de enriquecimento económico e social, surge assim de uma forma natural.
A exposição itinerante é um dos constituintes do projeto, que conta ainda com um conjunto de recursos educativos inovadores e úteis que visam dar resposta às necessidades reais dos professores, que valorizam estas iniciativas como elemento de enriquecimento curricular e como forma de alargar o âmbito de atuação da escola à comunidade em que se insere.
A exposição é constituída por quinze painéis focados no património:
1. Dar um futuro ao passado
2. Património agrícola
3. Património arqueológico
4. Património arquitetónico e da construção
5. Património artístico
6. Património científico e tecnológico
7. Património documental e bibliográfico
8. Património das energias
9. Património industrial e mineiro
10. Património natural
11. Património dos transportes e comunicações
12. Património das danças, festas e rituais
13. Património da língua e da literatura
14 . Património gastronómico
15. Património da música
Entre os dias 23 e 27 de outubro, no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a editora Santillana disponibilizou a sua exposição à Escola Secundária de Vouzela, tendo sido visitada pelas seguintes turmas: 9ºA, 9ºB, 10ºB, 10ºD, 11ºB e 12º C, num total de 86 alunos.