segunda-feira, 27 de março de 2017

Sugestão de Leitura - 27 de março

Durante esta semana vamos partilhar alguns textos elaborados pelos alunos da Escola Básica de Campia. 
No decorrer do mês de março, os alunos desta escola participaram na atividade "Falinventar",  característica do escritor do mês de fevereiro, Mia Couto, que consistia em inventar novas palavras com recurso a, pelo menos, duas palavras diferentes. 


Estava o Sr Manuel a ver as constreladas enquanto pensava na catastrágica que se tinha sucedido com a sua mulher. É que naquele dia, por volta das 10h 30m, tinha tido um pressentimental e, quinze minutos depois, recebeu uma chamada a dizer que o seu amor tinha tido um acidente de carro. Só de pensar nisso, ficava numa tamanha dermânsia. Lembrava-se de quando teve um pensageiro de que poderia morrer.
Ao olhar para as estrelas, imaginava-as a estrilhaçar, tal como o vidro do automóvel. Ele só se perguntava como é que foi possível ter um pressentrágico na altura em que a mulher, a dona Maria, bateu contra um poste enquanto se desviava de uma serpente que estava no chão. Se a culpa foi da serpente, então tinha sido um serpentrágico acidente.
O tempo passava e o Sr Manuel continuava a olhar as estrelas, mas as lágrimas cresciam-lhe nos olhos e tornava-se cada vez mais difícil ver as estrelações.
Depois, acordou e viu que tinha sido um sonhaderme.


Fernando Miguel Fontes, 9ºAC

Palavras "falinventadas"

Constelações + estrelas = constreladas
catástrofe + trágica = catastrágica
pressentimento + sentimental = pressentimental
derme+ ânsia= dermânsia
Pensamento + passageiro = pensageiro
Estrelas + estilhaçar = estrilhaçar
Pressentimentos + trágica = pressentrágica
serpente + trágico= serpentrágico
estrelas + constelações = estrelações
sonhadas + derme = sonhaderme